quinta-feira, 27 de maio de 2010

Bicho de estimação ensina lições de disciplina e higiene à meninada




Durante a páscoa deste ano incluimos no nosso projeto a presença viva de um coelho, nesta proposta notamos que os alunos com animais de estimação em casa tendem a ser mais sociáveis e também mais disciplinados", afirma a pedagoga Paula Herbcz.

Apresentamos aqui uma lista de vantagens que a adoção de um animalzinho pode trazer ao desenvolvimento infantil.

0. Hora do soninho: Os bichinhos também precisam de descanso após as brincadeiras

1. Disciplina: se a criança é dona do animal, precisa ficar claro que ela é responsável por ele. Os adultos devem oferecer supervisão e apoio às tarefas, de acordo com a faixa etária da criança.

2. Higiene: os cachorros são os melhores professores deste assunto. Quando passa o dia do banho, os pelos (quando compridos) começam a embaraçar e o mau cheiro toma conta.
A situação pode servir de exemplo e ser lembrada nas ocasiões em que a criança der trabalho para encarar o chuveiro.

3. Tolerância: os bichinhos também se cansam e precisam de descanso após um período de brincadeiras.

Entender que é hora de dar uma pausa ajuda a criança a compreender limites, sem se frustrar a cada vez que eles aparecerem.

4. Exageros: se não forem expostos a regras, os bichinhos também podem perturbar, exigindo atenção em tempo superior ao que é possível dedicar.

A criança precisa entender que há horários para o passeio e para as brincadeiras com o animal. Mas que, fora disso, a casa tem uma rotina que precisa ser respeitada.

Adote esta idéia!
Mas antes de fazer a escolha, é fundamental analisar o perfil da criança .
Aí vai algumas sugestões:

Um cachorro é opção que sempre aparece entre as primeiras. Mas os adultos devem pensar nos cuidados que cada animalzinho exige. "Gatos são mais independentes, mas também precisam de ração com horário marcado e trocas constantes da areia. Passarinhos e até animais mais exóticos, como um furão, têm necessidades específicas e é fundamental conversar com um veterinário antes de decidir", afirma a veterinária Jaqueline Correa.

Outra dica da especialista é conversar com criadores, para entender como é a rotina com o bichinho e a média de gastos que ele demanda.

Muitos adultos, pensando em evitar o trabalho e a bagunça que um bichinho pode provocar, pensam logo nos peixes. "Se não for calculada, esta escolha pode causar muita decepção: as crianças, dificilmente, conseguem cuidar sozinhas de um aquário. E a interação com os peixes é bem menos do que uma corrida no quintal com o cachorro".

A tartaruga doméstica, segundo ela, é uma opção intermediária. Ela é menos arisca, e também menos afetiva, do que os gatos - mas serve como incentivo para desenvolver aspectos de disciplina. Precisa ter comida na hora certa e sempre no mesmo canto da casa, porque o bichinho vai procurar.

Situações especiais
O apoio dos animais no tratamento de crianças com algum tipo de dificuldade, motora ou de raciocínio, é bastante conhecido e tem efeitos poderosos.
A relação com os cavalos tem por objetivo melhorar a concentração e comunicação da criança, que nasceu com Síndrome de Down. Torna a crinaça é uma pessoa bem mais tranqüila e com melhor coordenação.

Mas não é preciso ir longe para encontrar benefícios no convívio entre crianças e animais de estimação.

Smed inova e cria projeto de creche sustentável

O Conceito vincula educação ao meio ambiente.

Fotos Maquete do projeto desenvolvido pela Smed no Site da Prefeitura / Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) concebeu o projeto de uma creche alinhada aos parâmetros de edificação sustentável, que atenderá a 120 crianças em 800 metros quadrados de área, distribuída em dois pavimentos. O projeto foi criado em 2009 para a Companhia Carris Porto-Alegrense, que manterá um conveniamento com a Smed para a gestão da creche.

A edificação demonstrará as boas práticas relacionadas ao meio ambiente relata Fabiano Silva Soares, arquiteto que projetou a creche em parceria com Andrea Beatriz de Almeida, ambos da Gestão de Obras da Smed. Como a informação será repassada diariamente às crianças e à comunidade carente do entorno, resultará na tomada de consciência da importância da sustentabilidade, prevê o arquiteto. O objetivo principal do projeto é oferecer espaços adequados às crianças com boa ventilação e iluminação natural. O aspecto econômico é uma das diretrizes: a iluminação garantirá a economicidade, e a posição dos brises a entrada de sol no inverno e a sombra no verão. O resultado será o conforto térmico e a diminuição do uso da iluminação artificial. O cuidado com a aeração significará brisa nos meses quentes, em uma boa área de convívio, explica Fabiano Soares.
O aquecimento da água será por placas solares e a cobertura terá forração vegetal, o que irá gerar conforto térmico e uma economia de energia em torno de 50%. Está prevista também a absorção de águas da chuva, em torno de 70%, diminuindo a erosão do solo e os alagamentos, comuns no inverno. Com relação às águas, as pluviais serão destinadas à lavagem e à irrigação, e as águas cinzas – oriundas de torneiras e da cozinha – reutilizadas nos vasos sanitários.
Alinhando-se a projetos inovadores, este poderá adotar a permacultura com a utilização do paisagismo a serviço da gestão do prédio: o plantio de bananeiras auxiliará na decomposição de resíduos das caixas de gordura, pois as árvores absorvem o excesso, sublinha Fabiano Soares. O acabamento utilizará tinta à base de água, não tóxica. As pessoas com deficiência foram contempladas dentro das especificações legais, no elevador e nos sanitários de acessibilidade universal.
Este novo conceito de construção reforça a crença da Smed de que a educação está intimamente vinculada à questão ambiental. Esta será a primeira de uma série de obras que utilizarão indicadores de sustentabilidade.

Concepção - A concepção do prédio teve origem na própria Política de Educação Ambiental adotada na Rede Municipal de Ensino, afirma a secretária de Educação, Cleci Jurach. “As escolas municipais trabalham com conceitos de sustentabilidade e de respeito à biodiversidade, de forma transversal a todas as disciplinas. Os alunos aprendem a importância da preservação do meio ambiente no entorno da escola, na comunidade e na cidade. A cidade mostrada como o lugar de pertencimento, de crescimento e do convívio no espaço público”, enfatiza. A relevância deste ensinamento é vital, pois eles serão os futuros multiplicadores e educadores de suas famílias. Cleci Jurach ainda resslalta que o próprio prédio fará parte deste ensinamento, tornando-se uma ferramenta no aprendizado do respeito do ser humano para com a natureza.
Mas não só nas novas construções esta será a linha a ser seguida. A adaptação do patrimônio da Smed já passa por transformações que valorizam a sustentabilidade. A obra de recuperação da biblioteca da EMEF Tristão Sucupira Viana, escola que atende a alunos portadores de necessidades especiais, terá ventilação cruzada e cobertura vegetal, que garantirá maior conforto térmico.

/educacaoinfantil

Reunião de Pais

PARTICIPAÇÃO

8 razões para ir à reunião de pais e mestres


É preciso cuidar com afinco da Educação do seu filho. E frequentar as reuniões escolares é um excelente começo. Quer ver?


O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você frequenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro.
Sim, a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. “O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno”, define a pedagoga Isa Spanghero Stoeber, uma das autoras do livro Reunião de Pais - Sofrimento ou Prazer?, da editora Casa do Psicólogo.
Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria. As reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas, pois os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores.
Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. “É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências”, explica Paula herbcz coordenadora pedagógica da IEI Patati-Patata.
Enumeramos aqui 8 razões para você sempre marcar presença nesses encontros e tirar o máximo proveito deles.

1) Conhecer a escola a fundo
2) Acompanhar o aprendizado
3) Esclarecer dúvidas de interesse geral
4) Conhecer seu filho sob outros pontos de vista
5) Firmar parceria com a escola
6) Entender as crises da idade
7) Conhecer para poder ajudar
8) Mais confiança para todos

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Queridos seguidores e visitantes,

Em breve estaremos adicionando novas postagens.
Obrigada por aguardar.

Uma mega Bjok
Paula

A Idade de Ser Feliz


Existe somente uma idade para a gente ser feliz.

Somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-las a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo, nem culpa de sentir prazer.
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida, a nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE

E tem a duração do instante que passa.